Sobre Joomla! 1.7 / Plataforma PDF Imprimir E-mail
Escrito por Zé Vicente   
Qua, 23 de Novembro de 2011 10:36
AddThis Social Bookmark Button

Olá Pessoal,

Realmente estou sem tempo de postar... mas não por falta de ideias o tempo que anda curto mesmo...

Pessoal hoje vou comentar o fato de que cada dia que passa vejo que alguns amigos desenvolvedores não conhecem realmente o Joomla!. Algumas pessoas ficam surpresas quando vêem ou ficam sabendo de alguma ferramenta que desenvolvi com o robusto framework do Joomla! e o mais comum é isso “Mas o Joomla! não é um CMS ?” pois bem... Realmente a maioria das pessoas que ficam afiadas com o Joomla! tem o perfil de usuário, ou seja pessoa que instala, configura, adapta, faz um site ou portal usando coisas nativas ou CCK

para a parte que as extensões nativas não atendem e outras pessoas são designers, e ficam especialistas em criação de templates, adaptação de layouts e etc. Eu mesmo como usuário ainda apanho bastante, mas fico tranquilo por que tem um dos inventores do Joomla! trabalhando comigo kkkkkk Grande Kiabo do portal www.comoequetala.com.br mas como sou desenvolvedor ralei muito pra entender sua arquitetura e funcionamento do frame.

Desde quando comecei a trabalhar com o Joomla! a pouco mais de um ano e por necessidade do banco onde trabalho, sempre tratei o mesmo como um framework puro, robusto e que trazia de brinde várias coisas prontas, como parte de cadastro de usuários, Banners, enquete, templates etc.
E com o passar do tempo fui vendo que o seu framework é mais robusto do que pensei, aplico boas práticas do desenvolvimento OOP, encontrei sua arquitetura MVC, implementação de Padrões de projeto GoF como por exemplo Observer, Singleton e outros, liberdade para criação de componentes e modulos fazendo uso de helpers, inúmeras possibilidades na criação de plugins e por aí vai. Hoje desenvolvemos toda e qualquer necessidade da empresa e de meus clientes freela com o frame do Joomla! no banco, desde sistema de cadastro, controle e venda de planos de previdência, portal de negócios para área de cartões com inúmeras minerações de dados por perfil logado, comissões, adesões etc ,pesquisa de festa de fim de ano, sistemas de ramais, agenda etc. Sem falar em vários CCK’s de primeira linha que temos no mercado. O Joomla! também tem falhas, ou melhor, falta... O fato de trabalhar somente com MySql as vezes atrapalha sim, sendo que por exigência de algum cliente tenho que mudar de solução, mas acho que em breve teremos um camada de abstração para persistência dando possibilidade de mudança de SGDBR a qualquer momento da instalação ou da produção como temos em outros frameworks para Java por exemplo.

Resumindo minha OPNIÃO ok? Hoje é muito raro não usar o Joomla! para atender demandas do banco ou de clientes pessoais. Vale a pana pessoal dar uma olhada com mais carinho e ver o Joomla! com outros olhos que você terá um aliado muito forte para entrega de suas demandas, mas vale a pena lembrar que o Joomla! é feito em php e com isso também recomendo estudar abstração, OOP, padrões de projetos e mais algumas coisas.

Bem qualquer dúvida to na área, e em breve vou disponibilizar para download meu primeiro plugin para Joomla! 1.7 e várias outras coisas que temos aqui.

Última atualização em Qua, 15 de Fevereiro de 2012 13:49